sábado, 15 de janeiro de 2011

O Dom do Perdão ♥



Perdoar é um dos mais nobres gestos de que é capaz o ser humano. E também um dos mais difíceis. Quem sabe perdoar, praticamente atingiu a perfeição, pois viver sem ódio, sem mágoa, livre de todo ressentimento é possuir a verdadeira sabedoria deviver. Acima de tudo, quem sabe perdoar compreende de modo pleno uma das maiores necessidades do ser humano: ser perdoado sempre. Se errar faz parte da fraqueza humana, ser perdoado é o único caminho par a ser redimido do erro. Quem não recebe o perdão, praticamente está impossibilitado de se recuperar.Negar o perdão é condenar o que errou a permanecer no erro.

O que é perdoar? É admitir que a fraqueza humana esteja sempre presente, mesmo na pessoa que vive na mais reta intenção, e que o erro de hoje necessariamente não se repetirá amanhã. Assim, perdoar é oferecer à pessoa um crédito de confiança: “Você errou. Eu o perdôo, ofereço‑lhe uma nova oportunidade. Aquilo que você fez não existe mais. Você é uma nova criatura, com nova chance”.


- A BASE SOBRE A QUAL EXERCITAMOS O PERDÃO



A base para o ato de perdoar é o completo e livre perdão que recebemos do Pai. Assim como ele nos perdoou, nós perdoamos. Como filhos de Deus o perdão que expressarmos, deve ser análogo ao seu perdão. É inconcebível viver sob o perdão de Deus, sem perdoar o próximo.

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele colocou um pedido ao Pai: ” perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado os nossos devedores” ( Mateus 6:12). É esse o espírito de perdão que deve permanecer em nós. Se o Pai, antecipadamente, nos perdoou, quando não éramos merecedores, em gratidão ao seu amor perdoador, nós devemos, também, perdoar os que nos ofendem. Se o amor perdoador de Cristo foi sacrificial- ele se deu por nós-, da mesma forma o nosso amor deve se expressar dando-nos, em amor, por aquele que nos ofendeu.


- QUANDO DEVEMOS PERDOAR?




Há momentos que em especial o perdão deve se expressar:

1- No momento em que fomos atingidos - injuriados, maltratados, ofendidos, perseguidos, e etc. - O exemplo de Estevão mostra que ele ajoelhando-se, chamou em alta voz: “ Senhor, não lhe impustes este pecado”. Apedrejado até a morte, ele não pensou em si, pensou na situação dos agressores diante de Deus - Perdoou-os e rogou por eles. Eis, aí manifesto o mais elevado e magnífico espírito cristão do perdão. Este primeiro mártir da fé cristã imitou ao Senhor Jesus que orou na cruz: ” Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” ( Lucas 23:34).

2- Quando aquele que nos ofendeu pede perdão - Devemos estar preparados para perdoar, tão logo nos for solicitado o perdão. Deve ser uma atitude imediata e sem guardar ressentimento algum. Isso será mais fácil a medida em que amadurecemos em nossa vida espiritual. O perdão tem de ser um ato de nossa vontade disciplinada. Ele não é um sentimento, nem é facultativo. Ele resulta em colocar a nossa vontade sob a vontade de Deus.


- QUANTAS VEZES DEVEMOS PERDOAR?


Essa foi à pergunta que Pedro fez a Jesus. A resposta do Senhor trouxe algo novo, demonstrando que já não estamos sob a Lei, estamos sob a Graça de Deus. “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? ²²Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.”(Mateus 18:21-22). Se a lei determina um número de vezes para perdoar, O evangelho de cristo não determina números, determina a aplicação do amor em grau infinito.


- CONDIÇÕES PARA RECEBERMOS PERDÃO



Perdoar e ser perdoado é o ensinamento de Jesus:

- ” Se porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” ( Mateus 6:15)

- “ Assim também meu Pai celeste vos fará, se no íntimo não perdoardes cada um ao seu irmão” ( mateus 18:35)

- E, quando tiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas” ( Marcos 11.25)


- O PERDÃO “A” NÓS MESMOS




Muitas vezes, antes de podermos perdoar os outros, devemos perdoar a nós mesmos. Habitualmente somos mais duros conosco do que com os outros.

Devemos recordar de que Cristo nos perdoou. Mateus 22:39 nos ensina: Amarás o homem ao teu próximo como a ti mesmo”. Precisamos sentir que

ele nos ama e já nos perdoou. Para que isso ocorra, devemos lembrar a posição em que Deus nos colocou: “Nos fez sentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” (Efésios 2:6).

Precisamos nos ver como somos aos olhos de Deus e não segundo os nossos incorretos sentimentos. Em Cristo está a nossa vitória.


- O VALOR DO PERDÃO



Perdoar é essencial ao nosso bem-estar interno e ao testemunho externo da igreja. Sem esta prática as daninhas ervas da amargura, do ódio e do ressentimento impedirão de que representemos ao mundo, integralmente, o caráter de Jesus o nosso Senhor e Salvador.

——————————-/ /———————————

- Oremos:



Altíssimo e soberano Deus, diante da tua presença que é santa, nós pedimos a Tua benção. Pai ensina-nos o dom do perdão/a arte de perdoar, Deus não deixe que Satanás se aproveite dos nossos momentos de fraquezas e lance sobre nós o ódio, o rancor, o ressentimento, a culpa e etc. Deus nos ensina a perdoar o próximo assim como Jesus nos perdoou. Senhor ensina-nos a pedir perdão, para que aquele no qual nos tenhamos ofendido venham liberar o perdão sobre nós. Senhor Ensina-nos a nos perdoar, queremos reconhecer que somos seres humanos, com defeitos, imperfeitos e a reconhecer que o Deus Altíssimo nos perdoou.

Deus queremos ser como Jesus, queremos falar como Jesus, queremos amar como Jesus e o mais importante: Queremos PERDOAR como Jesus.

É o que nós te pedimos em nome do Teu filho amado Jesus. Amém!!

Amanda Borges

Baseado em: http://recantodasletras.uol.com.br

http://pebesen.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário